top of page

Como escolher o motor ideal para seu portão eletrônico?

Portão Eletrônico Basculante

Antes de você adquirir um automatizador para portão eletrônico existem pelo menos quatro pontos indispensáveis que não podem deixar de serem observados. Estes aspectos aplicam-se para todos os modelos de portões, deslizantes, basculantes ou pivotantes.

  1. Saber o peso aproximado do portão onde o automatizador irá trabalhar. Este é o ponto de partida para identificar o motor de portão eletrônico com a potência ideal. Então, a escolha do motor para automatização do portão irá partir desta primeira informação. Em relação ao peso do portão vale salientar que dentro das especificações dos fabricantes sempre constará o peso do portão recomendado. Mas deve-se observar sobretudo, as perfeitas condições do portão a ser automatizado. Como, por exemplo, se as roldanas deslizam sem ocasionar grande atrito. Também deve-se atentar para os trilhos e verificar o perfeito alinhamento do portão.

  2. O fluxo de acionamento, abertura e fechamento do portão a ser automatizado. Quantas vezes o portão irá abrir e fechar no dia? Muitas vezes o motor está condicionado ao peso do portão, mas não está condicionado ao fluxo de abertura e fechamento necessário. Por isso mesmo se tratando de portões leves, é muito importante considerar este critério para evitar-se problemas de manutenções periódicas. Existem motores para portão eletrônico que possuem protetor térmico que atua como um dispositivo de segurança, desligando o equipamento, no caso de esforço excessivo que foge das especificações de uso do fabricante. Mas, há modelos no mercado que permanecem em funcionamento até literalmente esquentam até queimar.

  3. O terceiro ponto a ser analisado seria a tecnologia do automatizador. Deve-se observar se o motor é monofásico ou se é trifásico. Quando falamos em motores de portão eletrônico para médio e alto fluxo de abertura, na linha de motores para automatização de portões de condomínios por exemplo, a tecnologia utilizada é muito importante para evitar o aquecimento do motor. Normalmente, o maior responsável pelo aquecimento do motor é o capacitor de partida. Basicamente, todo o motor de portão da linha residencial tem um capacitor de partida. O capacitor de partida é responsável por dar impulso para o automatizador começar a girar e colocar o portão em movimento. Quando o motor não utiliza o capacitor de partida, no caso dos motores para portão eletrônico trifásicos, automaticamente ele irá trabalhar com uma intensidade de aquecimento inferior. Por que não haverá esse pico de corrente lançada no motor pelo capacitor para iniciar a rotação e entrar em movimento. Então, para médio e alto fluxo a prioridade é para motores que trabalham com inversor de frequência. A PPA disponibiliza uma linha JET FLEX, motores para portão eletrônico com inversores de frequência que podem ser utilizados em automação de portões com médio e grande fluxo de abertura.

  4. O quarto e último aspecto a ser observado é em relação a automatização de portões industriais. Portão eletrônico para empresas que muitas vezes são extremamente pesados. Neste caso, a recomendação é para priorizar a mecânica do automatizador. Para portões muito pesados deve-se utilizar motores mais robustos. Um modelo que atenderá esta linha de automatização de portões pesados, é o modelo DZI da Rossi, que atende a linha industrial para portões de até 1200 kg.

Observando esses quatro pontos você saberá escolher o motor para portão eletrônico ideal, que atenderá sua necessidade levando em consideração uma ótima relação custo/benefício. Caso precise esclarecer dúvidas em relação a estes aspectos ou necessite de maiores informações, conte conosco. A Global Eletrotec possui uma equipe de profissionais qualificados e teremos imenso prazer em lhe auxiliar na escolha ideal do seu portão eletrônico. Entre em contato conosco!

bottom of page